Penápolis, Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020
Folheie o jornal
Notícias / Cidade & Região
21/05/2020
Tamanho da letra
A-
A+

Consórcio Ribeirão Lajeado recupera estradas rurais do Galinari e Araponga

Publicidade
box

Secom - PMP

O CIRL - Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado concluiu a recuperação de 14,7 quilômetros de estradas rurais localizadas nos bairros Galinari e Araponga. Essa é a primeira etapa do projeto elaborado pelo Consórcio e aprovado pela ANA (Agência Nacional de Águas) que viabilizou recursos na ordem de R$696 mil para implementar serviços ambientais na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado.

Além da recuperação das estradas, o projeto prevê ainda a execução de 280 hectares de manejo de solo e plantio de 6.668 hectares de mata ciliar, cercamento de área e fossa séptica. Essas outras duas etapas do projeto serão realizadas na sequencia.

O coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o Carioca, ressalta que a primeira etapa do projeto já está concluída com a recuperação das estradas rurais. “Com indicação dos proprietários rurais, inserimos até pedregulhos em trechos críticos das estradas, para garantir a trafegabilidade inclusive em dias de chuva”, comentou.

O programa tem como objetivo estimular os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.

 

Ponte

Outra ação que não estava prevista no projeto, mas que foi realizada pelo Consórcio em parceria com a Prefeitura de Penápolis foi a recuperação da Ponte do Galinari, localizada próxima à igreja do bairro rural. “Não recebemos recursos para a recuperação da ponte, entretanto, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou um excelente trabalho de recuperação da ponte, garantindo assim a segurança dos moradores. Portanto, além da estrada rural, os proprietários e moradores do bairro Galinari tiveram a ponte recuperada para o tráfego”, ressaltou Carioca.

 

Mais ações

O coordenador Raphael Caputo destacou ainda as demais ações realizadas pelo Consórcio em parceria com os proprietários rurais para a preservação ambiental. “Além do plantio de mata ciliar às margens do Ribeirão Lajeado e seus afluentes, o CIRL tem parceria com os proprietários rurais para fazer manejo de solo subsidiado e execução de curvas de nível”, acrescentou.

Para ele, esse dois serviços são essenciais para a preservação do Ribeirão Lajeado, pois tanto a mata ciliar, quando as curvas de nível feitas nas propriedades, evitam seus assoreamento. “Temos que ressaltar que o Ribeirão Lajeado é o único manancial que abastece Penápolis. Mesmo com todas as crises hídricas que ocorreram recentemente em diversas cidades do Estado, nunca faltou água em Penápolis. Isso é devido ao trabalho de preservação feito pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado ao longo de 27 anos”, concluiu.

 






Compartilhe com seus amigos no Facebook

Comentários publicados

Os comentários não representam a opinião do jornal. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Atendimento:
18 3652-5511 / 3652-5679

Redação e Gráfica:
Av. Marginal Maria Chica, nº 1830 - CEP 16300-000 - Penápolis-SP

© 2020 Jornal Regional. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização do Jornal Regional.