Penápolis, Domingo, 19 de Novembro de 2017
Folheie o jornal
Colunas / Meio Ambiente
Meio Ambiente

05/11/2016
Tamanho da letra
A-
A+

O MELHOR CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL SE INICIA NO MUNICIPIO

A construção de uma sociedade sustentável acontece de forma aberta, diversificada e indeterminada, jamais poderá ser usado um modelo engessado, fechado, singular e determinista.

Em função da rapidez das mudanças, todos nós sabemos que vivemos numa sociedade de risco, mas ao mesmo tempo estão nascendo grandes oportunidades.

É nesse sentido que devemos debater e propor o crescimento da esfera local municipal como principal protagonista político e sócio-cultural, além de outras características, como base para o fortalecimento da sociedade como um todo!

A funcionalidade e eficiência do crescimento a partir da esfera municipal está embasada na proximidade dos acontecimentos em relação as pessoas e a profundidade de conhecimento das características locais disponíveis em todos os níveis embora na prática isso ainda não ocorra em função da dependência da esfera local do universo estadual e nacional para determinadas tomadas de decisões.

Processos participativos que tentam ser desenvolvidos no Brasil, como por exemplo, o Estatuto das Cidades, a elaboração de Planos Diretores e o Orçamento Participativo, ainda engatinham, não obtendo o sucesso desejado por vários motivos, o principal com certeza é a metodologia ineficaz utilizada para a aplicação dos mesmos.

Todavia se tal metodologia de aplicação fosse devidamente utilizada, respeitando o diferencial cultural brasileiro existente em nosso país, com certeza o vigor da gestão pública como formulador de políticas publicas voltadas ao bem estar da sociedade seria outro.

O desenvolvimento de um Plano de Desenvolvimento Local Sustentável em uma cidade não pode deixar de se relacionar com as demais cidades sob pena das ações por ela realizadas não surtirem os efeitos desejados. 

As lógicas das políticas voltadas para a sustentabilidade e para a democracia participativa nos chamam para um novo compromisso, onde devemos reconhecer que não estamos sozinhos neste mundo e que somos apenas passageiros neste amplo universo onde vivemos, com diversidades e culturas múltiplas que devem ser respeitadas.

Devemos banir de vez a perpetuação do poder, a corrupção e a manipulação das pessoas em prol da sustentação de vaidades pessoais e do poder pelo poder!

O Brasil é extremamente atrativo, merece nosso respeito, os brasileiros precisam e devem reagir dizendo não a corrupção em todas as esferas, em todos os segmentos buscando o melhor para nós, para nossos descendentes!

Obrigado pela atenção e até a próxima semana! 





Compartilhe com seus amigos no Facebook

Atendimento:
18 3652-5511 / 3652-5679

Redação e Gráfica:
Av. Marginal Maria Chica, nº 1830 - CEP 16300-000 - Penápolis-SP

© 2017 Jornal Regional. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização do Jornal Regional.