Penápolis, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019
Folheie o jornal
Dicas de Segurança

25/02/2012
Tamanho da letra
A-
A+

CUIDADOS NA SUA COZINHA

 

Vários são os acidentes domésticos, mas um dos locais onde eles são mais comuns é na cozinha, pois na maioria das vezes é neste local que guardamos alguns utensílios domésticos que podem causar algum tipo de acidente como facas, produtos de limpeza, botijões de gás e até medicamentos. Com certeza, um dos acidentes domésticos mais graves e destrutivos é o que envolve o gás de cozinha, pois por ser tóxico pode causar explosão em caso de vazamento. Uma pesquisa realizada pelo IPT em 1995, revelou que 87% dos acidentes envolvendo botijões de gás se deram pela incorreta instalação ou manipulação, sendo que 13% dos acidentes foram causados por defeitos nos botijões. Alguns produtos obrigatoriamente devem possuir certificação do INMETRO, e dentre eles estão às mangueiras e reguladores de gás liquefeito de petróleo (GLP) e os botijões de gás.

     

-não adquira registros e mangueiras sem a certificação do INMETRO;

-não aceite botijões de gás danificados ou amassados;

-instale o botijão de gás em um ambiente externo e ventilado (fora de casa);

-verifique sempre a validade do registro e mangueira providenciando a sua substituição caso estejam vencidos;

-verifique com espuma de sabão se há vazamento na válvula;

-em caso de suspeita ou vazamento de gás, NÃO ACIONE INTERRUPTORES DE LUZ OU APARELHOS ELÉTRICOS, pois a faísca destes dispositivos poderá provocar uma explosão, o que você deve fazer é abrir as portas e janelas para ventilar o ambiente e deixar o local o mais rápido possível, pois o gás é tóxico, acionado o Corpo de Bombeiros, e ainda, procurar atendimento médico caso tenha inalado grande quantidade de gás.

      

INSETICIDAS, MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE LIMPEZA

Estes produtos devem ser guardados longe do alcance das crianças, animais domésticos e pessoas com algum tipo de problema mental o psicológico, de preferência em algum local alto e fechado com chave, separados dos alimentos, não reutilizando suas embalagens e providenciando o correto descarte dos produtos ou embalagens.

 

ELETRODOMÉSTICOS E UTENSILHOS DE COZINHA

 

-leia atentamente o manual de instruções dos aparelhos antes do uso;

-verifique a voltagem do produto e da sua residência;

-em caso de defeito não abra o aparelho elétrico ou tente consertá-lo, alguns aparelhos acumulam energia podendo causar choque elétrico. Procure sempre a assistência técnica autorizada;

-não deixe os eletrodomésticos ao alcance de crianças, principalmente os que possuem lâminas afiadas ou pontiagudas. O forno de microondas quando utilizado de maneira incorreta pode causar riscos.

-facas e garfos devem permanecer em local seguro, longe das crianças, em caso de criança pequena prefira ainda os copos e pratos plásticos, que não se quebram tão facilmente como os de vidro, diminuindo o risco de acidente;

-isole as tomas e tenha cuidado ao lavar a cozinha, esteja sempre usando calçado e nunca jogue água nas tomadas;

-durante o preparo dos alimentos, mantenha o cabo da panela virado para o interior do fogão, evitando que crianças virem às panelas sobre si, causando graves queimaduras.

      

Fonte de consulta: http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/ColEducativa/saude.pdf

 

1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega 

Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.





Compartilhe com seus amigos no Facebook

Atendimento:
18 3652-5511 / 3652-5679

Redação e Gráfica:
Av. Marginal Maria Chica, nº 1830 - CEP 16300-000 - Penápolis-SP

© 2019 Jornal Regional. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização do Jornal Regional.