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Dicas de Segurança

24/03/2012
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COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO 190

 

 

 

Quando somos surpreendidos por qualquer situação adversa, e necessitamos de um atendimento de emergência, logo nos lembramos do “190” telefone de atendimento da Polícia Militar. 

O sistema de atendimento evoluiu muito, até chegarmos no atual COPOM, que significa “Centro de Operações da Polícia Militar”, para termos uma ideia de como o serviço “190” evoluiu e melhorou, usaremos o exemplo de Penápolis, então veja como funcionava antigamente e como funciona o despacho de uma viatura para o atendimento de uma ocorrência.

Antigamente existia um policial militar por turno de serviço, dedicado apenas ao atendimento do telefone “190”, que recebia a ligação através de um telefone comum, e com papel e caneta anotava a ocorrência e após a anotação de tudo que o solicitante havia passado, o policial desligava o telefone e só então pegava o rádio e transmitia o ocorrido ao policial na viatura que novamente anotava a ocorrência e se dirigia  até o local. No entanto, este sistema não possibilitava qualquer auditoria e controle sobre o correto atendimento e despacho da ocorrência, bem como o tempo gasto até a chegada da viatura no local, havendo ainda a desvantagem de que se podia atender apenas uma ligação por vez, com a chance de uma pessoa precisar do telefone de emergência e não conseguir a ligação “telefone ocupado”, aumentando o tempo de resposta por parte da polícia.

Hoje com a implantação do COPOM, a possibilidade de não ser atendido imediatamente reduziu em muito, uma vez que o atendimento da região foi centralizado em Araçatuba, onde existem vários postos de atendimento, ou seja, existem vários policias atendendo o “190” ao mesmo tempo. Outra vantagem do COPOM é que o atendente ao receber uma ligação noticiando uma emergência, rapidamente digita no computador o local e o que está acontecendo, e com um simples toque na tecla manda a ocorrência para a tela do despachador que já se comunica com a viatura e a despacha para o local da ocorrência imediatamente, sendo que o atendente que está com o solicitante na linha, continua a conversar com o mesmo, anotando mais dados sobre a ocorrência, características do autor, ou de pertences subtraídos, bem como os dados da pessoa que ligou para contato caso seja necessário. Em outras palavras, hoje enquanto você ainda está conversando com o atendente a viatura já está a caminho, agilizando muito mais o atendimento.

Outra vantagem do COPOM é a possibilidade de identificar o endereço do telefone fixo que originou a chamada, sendo possível, enviar a viatura mesmo que a ligação seja interrompida. A comunicação das viaturas que antigamente restringia-se apenas ao município da micro região, hoje engloba toda a região de Araçatuba, permitindo que todas as viaturas saibam tudo que está acontecendo em toda a região, o que aumenta as chances de indivíduos que cometeram crimes em uma determinada cidade, sejam presos em outras cidades da região, pois todas as viaturas estarão cientes do ocorrido, das características dos autores e dos objetos subtraídos, etc.

Foram implantados ainda nas viaturas os “Tablets” que além de propiciar que o policial consulte números de placas de veículos, RG, e armas, ainda passa a localização em tempo real ao COPOM das viaturas, que brevemente despachará a ocorrência para a viatura que estiver mais perto do local indicado pelo sistema de GPS.

Por tanto, se você precisar ligar no “190” passe rapidamente o  endereço e o que está acontecendo, e não se preocupe com as demais perguntas feitas pelo atendente pois se for uma emergência a viatura já estará a caminho.

O COPOM foi um grande ganho para a região de Araçatuba, que atende cerca de cinquenta mil ligações por mês, cada vez mais com ferramentas tecnológicas que diminuem o tempo de atendimento e trazem mais qualidade ao serviço prestado.  

 

1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega 

Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.





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