Penápolis, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019
Folheie o jornal
Dicas de Segurança

16/06/2012
Tamanho da letra
A-
A+

Cuidados com o seu celular

 

As inovações tecnológicas, tem como principal função melhorar ou facilitar de alguma forma a vida das pessoas. Um aparelho que a partir da década de 90 começou a fazer parte da vida das pessoas, tornando-se popular principalmente em meados do ano 2000, quando passou a atingir todas as classes sociais foi o telefone celular.

A atual tecnologia de alguns aparelhos, permite o uso de GPS e de internet, agregando aos telefones celulares uma imensidão de utilidades, que ajudam as pessoas a se localizar e encontrar caminhos, podendo ainda rastrear automóveis e outros aparelhos.

No inicio a principal vantagem que o aparelho trouxe para a segurança das pessoas foi a possibilidade de acionar a Polícia de imediato, e de qualquer lugar. Mas esta ferramenta também é utilizada pelos infratores para se comunicarem.

O aparelho celular passou a ser um objeto alvo de roubos e furtos, servindo como moeda de troca entre os marginais que o utilizam para o pagamento de entorpecentes, venda a terceiros e principalmente para a utilização dentro de cadeias e presídios.

Como é frequentemente noticiado pela imprensa, apesar do grande esforço para se coibir tal prática, com a instalação de detectores de metal e revistas minuciosas, ainda assim alguns aparelhos são introduzidos no sistema penitenciário, existem noticias de flagrantes de tentativa de se introduzir aparelhos até de maneiras curiosas como transporte dos aparelhos amarrados em pombos e em pipas, que quando chegam nas mãos de  detentos podem permitir que eles se comuniquem principalmente com comparsas que estão em liberdade.

Devido à dificuldade de se introduzir um aparelho dentro do sistema prisional, o celular tem um grande valor comercial entre os detentos.

Para tentar introduzir estes aparelhos dentro de cadeias e presídios, os marginais tem preferência por celulares pequenos ou que podem ser desmontados mais facilmente em partes pequenas, por isso é que os marginais furtam e roubam mesmo os aparelhos mais antigos, pois mesmo estes aparelhos tem grande valor para eles.

Por isso, se você tiver um aparelho de celular furtado, roubado ou extraviado tome algumas providencias que impedirão os marginais de utilizaram o aparelho mesmo que eles troquem o chip:

-guarde sempre a nota fiscal e a caixa do seu aparelho celular, pois elas contém informações importantes para que a operadora possa bloquear o aparelho;

-ao ter seu aparelho de celular furtado, roubado ou extraviado, entre em contato imediatamente com a operadora e peça o bloqueio da linha e do aparelho;

-registre imediatamente o Boletim de Ocorrência.

-anote e guarde em local seguro todas as informações (números e letras) que estão gravadas na etiqueta localizada geralmente atrás da bateria do aparelho.

Com estas medidas simples você irá dificultar a ação dos marginais, e por consequência ajudar a diminuir os roubos e furtos de aparelhos celulares.

 

1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega 

Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.





Compartilhe com seus amigos no Facebook

Atendimento:
18 3652-5511 / 3652-5679

Redação e Gráfica:
Av. Marginal Maria Chica, nº 1830 - CEP 16300-000 - Penápolis-SP

© 2019 Jornal Regional. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização do Jornal Regional.