Penápolis, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019
Folheie o jornal
Dicas de Segurança

14/04/2012
Tamanho da letra
A-
A+

Disque Denúncia 181

 

 

O Disque Denúncia foi criado pela Lei Nº 10.461 de 20 de dezembro de 1999, o serviço gratuito de disque denúncia, compreende uma parceria entre as Polícias Militares e Civil e o Instituto São Paulo Contra a Violência, sendo subordinado diretamente a Secretaria de Segurança Pública. O Disque Denúncia é composto por uma central de atendimento, operada por civis contratados pelo ISCV e uma central de acompanhamento de denúncias, integrada por policiais civis e militares e coordenada por 01 (um) Oficial da PMESP e 01 Delegado da Polícia Civil.

É sabido que o cidadão é o principal detentor de informações sobre a ocorrência de atividades ilícitas, em sua vizinhança. Por outro lado, rotineiramente os criminosos são cautelosos e se confundem com a população de bem, quando da presença ostensiva da Polícia Militar. Porém não são tão cautelosos, quando estão na presença apenas de civis, mostrando sua verdadeira intenção. Com os índices criminais cada vez menores, a população sente-se ainda mais encorajada a auxiliar a polícia, uma vez que a sua própria integridade está em jogo.

O sigilo absoluto para quem liga, facilita a participação do cidadão que denuncia, sendo que ele recebe uma senha, com o qual pode acompanhar o desenrolar de sua denúncia, de forma clara e transparente. Desde sua criação, foram mais de 90.000 (noventa mil) ocorrências solucionadas, 60 ( sessenta) reféns já libertados de cativeiros e cerca de 400 ( quatrocentos) procurados recapturados a cada ano. Por mês, são registradas 14000 ligações. A Resolução Nº SSP 471, de 24/10/2000 estabelece que os aparelhos da central telefônica não estarão ligados a nenhum sistema de rastreamento nem de identificação de chamadas para preservar o anonimato do denunciante, garantindo a confiança de tal ferramenta.

As autoridades policiais às quais foram encaminhadas as denúncias terão um prazo máximo de 14 dias para enviar à Coordenadoria da Central de Acompanhamento de Denúncias as Informações sobre as providências adotadas na solução do problema e resultados obtidos.

O incentivo à divulgação da ferramenta é tanto que a LEI N° 11.853, de 17 de janeiro de 2005, dispôs sobre a obrigatoriedade da colocação do número do Disque Denúncia nas escolas e hospitais públicos, acompanhada da frase: “SIGILO ABSOLUTO PARA QUEM FAZ A DENÚNCIA”, para que seja dada ampla divulgação à sociedade do serviço prestado pelo Estado.

As denúncias podem ser pelo telefone 181 ou pelo site http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/denuncias/default.aspx da Secretaria de Segurança Pública. Muitos policiais já efetuaram a prisão de infratores da lei, por meio do Disque Denúncia. 

Você leitor, estimule a participação da comunidade no Disque Denúncia, por meio da divulgação do 181, que com isto a Polícia Militar atuará de forma eficiente nas ruas, transmitindo paz e confiança a todos os cidadãos.

Lembre-se que nas situações de emergência, quando um crime estiver acontecendo ou a situação necessitar de um atendimento imediato (emergencial) você deve ligar no 190, para que a viatura se desloque prontamente até o local.

Fonte: Polícia Militar do Estado de São Paulo 

 

1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega 

Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.





Compartilhe com seus amigos no Facebook

Atendimento:
18 3652-5511 / 3652-5679

Redação e Gráfica:
Av. Marginal Maria Chica, nº 1830 - CEP 16300-000 - Penápolis-SP

© 2019 Jornal Regional. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização do Jornal Regional.